Search
  • ANDRELUIZ-AUTORALL-

A MAIS COMPLETA TRADUÇÃO

Síntese. Capacidade complexa, que não se deixa dominar por muitos.


Poucas figuras parecem mais adequadas para exemplificar esse talento do que Rita Lee, a “rainha do Rock Brasileiro” que, apesar de legítima e inconteste detentora desse trono, traz em seu repertório um sem-número de sucessos que podem muito bem ser colocados em tantas outras “caixinhas” que não necessariamente a do Rock.


Aliás, como eu sempre repito, “rótulos são para coisas, não para pessoas.” Qualquer rótulo que se tente colocar em Rita Lee será, pra dizer o mínimo, limitante. Ela será mais. Muito mais.


Como bem observado por Geraldo Mayrink em uma deliciosa entrevista com Rita[1], foi só depois do sucesso monstruoso de “Mania de Você”, na virada dos anos 1970/1980, que “a velha roqueira” caiu nas graças da grande mídia. A partir dali, Rita se tornou, nas palavras de Mayrink, “a darling de várias gerações”.


Hoje, com a curadoria do filho João Lee, a artista tem parte de sua trajetória exposta ao público no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo[2]. Manequins feitas especialmente para o evento, inúmeros artigos da coleção de recordações da própria Rita, além de uma ala chamada de “Estúdio”, propiciando uma experiência imersiva aos visitantes[3]. Ainda não fui, mas quero muito ir.


Coisa de gente grande, feita por e para gente grande.


Rita, nessa mesma entrevista aqui já citada afirma: “Eu não sou cantora. Eu sou uma pessoa.” E que pessoa, “Tia Rita”!


Gente que se assume em sua real natureza, em sua complexidade, em seus paradoxos, em sua autêntica incompletude. Gente rara – como quase tudo que, de fato, vale a pena nessa vida. Gente capa de ser, como disse Caetano, “a mais completa tradução” – não apenas de São Paulo, mas da complexa jornada de manter-se autêntico ao longo dessa jornada encantadora a que chamamos viver.

[1] https://geraldomayrink.com.br/entrevista/rita-lee-entrevista/ [2] https://www.mis-sp.org.br/exposicoes/emcartaz/cb12b548-9fe3-4052-99ba-5935dc8ced05/samsung-rock-exhibition-rita-lee [3] https://catracalivre.com.br/agenda/exposicao-rita-lee-sp/



14 views